IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD: : ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO

  • Luiz Antonio Marques Filho
  • Iêda Lenzi Durão
  • Leonardo Da Silva Sant'Anna

Resumo

A Educação a Distância (EaD) tem se afirmado como uma forma eficiente de educação. Porém, a maioria dos cursos criados é de nível superior. Este trabalho teve como objetivo geral fazer um estudo com a finalidade de implementar cursos na modalidade EaD para o Ensino Médio e Cursos Técnicos. A instituição escolhida foi de ensino privado situada no município de Duque de Caxias/RJ. Nele, foi implementado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, desenvolvidas três disciplinas e pesquisado o grau de aceitação do aluno relacionada a esta nova forma de educação. Foram pesquisadas, também, a base legal e os critérios para credenciamento, autorização, funcionamento de curso de EaD. Os dados foram coletados utilizando dois questionários estruturados. Um questionário para avaliar a satisfação do aluno em relação à EaD e o outro para verificar se a unidade escolar atende aos critérios de qualidade para implementação de cursos na modalidade EaD. Os resultados revelaram que é viável utilizar os recursos do software Moodle no Ensino Médio e Cursos Técnicos e implementar cursos e disciplinas na modalidade EaD.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
ANTONIO MARQUES FILHO, Luiz; LENZI DURÃO, Iêda; DA SILVA SANT'ANNA, Leonardo. IMPLEMENTAÇÃO DE CURSOS NA MODALIDADE EAD. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/324>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento