QUEBRANDO A CUCA COM CALCULADORAS

  • Everaldo Gomes Leandro
  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos UFSCar

Resumo

Neste artigo, objetivamos apresentar possibilidades de utilização de calculadoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental para a compreensão de propriedades do sistema de numeração decimal e das quatro operações aritméticas e para o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental. Partimos da compreensão da necessidade de utilização das calculadoras em aulas de matemática nos anos iniciais para a apresentação de possibilidades em relação às: (1) funcionalidades da calculadora; (2) primeiras investigações das crianças com a calculadora; (3) quatro operações aritméticas, ao sistema de numeração decimal e ao desenvolvimento de estratégias de cálculo mental por meio de operações realizadas em uma calculadora quebrada. As possibilidades apresentadas buscam incentivar professores, que ensinam matemática nos anos iniciais, a incluírem gradualmente diferentes tecnologias em suas aulas, entre elas a calculadora.

Publicado
2018-05-15
Como Citar
LEANDRO, Everaldo Gomes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. QUEBRANDO A CUCA COM CALCULADORAS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/33>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica