SCRATCH: : CONSIDERAÇÕES À LUZ DA AÇÃO MEDIADA

  • Eliana Alice Brochado
  • Moisa Aparecida da Silva
  • Gabriel Garber Hornink

Resumo

Este trabalho aborda análise do processo de construção de saberes por meio de uso de um recurso tecnológico digital, uma ferramenta chamada Scratch, ao se produzir narrativas digitais, junto a educandos dos anos iniciais do Ciclo II de uma escola de Educação Básica do Estado de Minas Gerais com o objetivo de compreender tal ação. Nesse contexto, destaca-se a relação aluno/aluno, aluno/professor, aluno/software no instante de utilização da ferramenta como construtora lúdica do conhecimento a partir da visão das Teorias Socioculturais. Os dados da pesquisa foram produzidos por meio de observação participante, anotados em jornal de pesquisa. Tais observações proporcionaram possíveis considerações finais, permitindo sugerir que o uso do Scratch, associado a uma perspectiva pedagógica sociointeracionista, apresenta-se, para o ambiente escolar, como uma alternativa para o trabalho do professor sobrepujando o modelo tradicional de aula.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
ALICE BROCHADO, Eliana; APARECIDA DA SILVA, Moisa; GARBER HORNINK, Gabriel. SCRATCH. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/331>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento