FLIPPED LEARNING E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Achilles Alves De Oliveira
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva

Resumo

Profissionais da educação enfrentam diariamente barreiras e dificuldades dentro da realidade escolar. Algumas pesquisas têm buscado na formação do professor alternativas para se contornar parte dos problemas vividos na escola. Muitas vezes essa melhoria na qualidade do ensino pode estar conectada com novas experiências durante a formação inicial e continuada daquele professor, onde este adquire conhecimentos e habilidades essenciais para sua prática na escola. Experiências como o flipped learning trazem uma abordagem emergente apresentando novas possibilidades para o processo de ensino a partir da aprendizagem ativa e significativa. Tal teoria já vem sendo utilizada em algumas instituições de educação básica e tem se expandido para ambientes universitários e profissionais. Esta pesquisa tem como objetivo compreender o flipped learning de forma a apresentar suas potencialidades para o processo de formação do professor de educação física a partir dos desafios existentes em sua prática pedagógica na escola. Por ser uma abordagem ainda pouco conhecida e difundida no Brasil, traz-se a necessidade de explorá-la e conhecer suas características e especificidades para buscar apresentar formas para sua aplicação. Desta forma, opta-se por uma pesquisa bibliográfica, apresentando aqui os resultados parciais sobre o tema.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
ALVES DE OLIVEIRA, Achilles; FONSECA DE OLIVEIRA E SILVA, Yara. FLIPPED LEARNING E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/335>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica