A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE HETCHBOARD PARA ESCRITA COLETIVA DO CONTO INFANTIL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO COM O USO PROJETOR INTERATIVO

  • Adalgisa Saltosque Dos Santos

Resumo

O presente artigo apresenta a contribuição importante do software Hetchboard para a escrita coletiva do conto infantil com alunos em fase de alfabetização com o uso do projetor interativo na rede de educação municipal de São José dos Campos, SP. O objetivo geral da pesquisa foi mostrar a importância das ferramentas de intervenção do Hetchboard no projetor interativo na escrita coletiva do conto infantil  em sala de aula pelo professor. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa colaborativa do orientador pedagógico junto aos professores alfabetizadores com a proposta de favorecer a intervenção do professor com o aluno durante a atividade de escrita coletiva. A pesquisa teve como subsídios teóricos a abordagem teórica da construção do conhecimento, os conceitos sobre o ensino da escrita e de tecnologias e educação. Este estudo sugere que o uso do Hetchboard e as suas ferramentas junto com o projetor interativo, enquanto recursos tecnológicos, contribuem no trabalho de intervenção do professor junto ao aluno na aprendizagem da leitura e da escrita como facilitador  na  atividade de escrita coletiva.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
SALTOSQUE DOS SANTOS, Adalgisa. A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE HETCHBOARD PARA ESCRITA COLETIVA DO CONTO INFANTIL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO COM O USO PROJETOR INTERATIVO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/336>. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica