A CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE HETCHBOARD PARA ESCRITA COLETIVA DO CONTO INFANTIL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA DE ALUNOS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO COM O USO PROJETOR INTERATIVO
Resumo
O presente artigo apresenta a contribuição importante do software Hetchboard para a escrita coletiva do conto infantil com alunos em fase de alfabetização com o uso do projetor interativo na rede de educação municipal de São José dos Campos, SP. O objetivo geral da pesquisa foi mostrar a importância das ferramentas de intervenção do Hetchboard no projetor interativo na escrita coletiva do conto infantil em sala de aula pelo professor. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa colaborativa do orientador pedagógico junto aos professores alfabetizadores com a proposta de favorecer a intervenção do professor com o aluno durante a atividade de escrita coletiva. A pesquisa teve como subsídios teóricos a abordagem teórica da construção do conhecimento, os conceitos sobre o ensino da escrita e de tecnologias e educação. Este estudo sugere que o uso do Hetchboard e as suas ferramentas junto com o projetor interativo, enquanto recursos tecnológicos, contribuem no trabalho de intervenção do professor junto ao aluno na aprendizagem da leitura e da escrita como facilitador na atividade de escrita coletiva.