O USO DAS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA

  • Regis Dos Santos Martines UFSM
  • Liziany Müller Medeiros UFSM
  • Juliane Paprosqui Marchi da Silva
  • Cíntia Moralles Camillo UFSM

Resumo

As constantes mudanças que ocorrem no cenário educacional traz à tona um desafio diário no ensino dentro da sala de aula, fazendo com que o educador busque apoio em recursos pedagógicos que melhor se encaixe no contexto ensino e aprendizagem. Nessa conjuntura o uso de recursos didáticos bem arquitetados promove um importante elo entre o educador o conhecimento e o educando, gerando estímulos motivadores com resultados positivos no processo de aprendizagem dos educandos. Este estudo tem por objetivo investigar tanto os recursos pedagógicos tradicionais em especial as Tecnologia de Informações e Comunicações TICs, funcionam como elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, desde que sejam bem arquitetados por profissionais capacitados. A investigação é de natureza descritiva, e abordou a questão observada por meio de pesquisa qualitativa bibliográfica. Os resultados mostram a importância dos recursos pedagógicos, em especial as TICs, como um diferencial no ensino, pois otimizam o tempo das atividades em sala de aula, favorecendo assim a troca de experiências, ampliando a conexão entre educador e educando em relação ao conhecimento.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
DOS SANTOS MARTINES, Regis et al. O USO DAS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/337>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento