EXPERIÊNCIA COM UMA REDE SOCIAL EDUCATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA SALA DE AULA

  • Mayara Ewellyn Sá Maximino
  • Gláucia Maria Dos Santos Jorge Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar os primeiros resultados da pesquisa de mestrado sobre a utilização de uma Rede Social Educativa, o Edmodo, no contexto do ensino híbrido como prática pedagógica ativa. A pesquisa de caráter qualitativo, com especificadades do estudo de caso foi desenvolvida com alunos de uma escola da rede pública Estadual no município de Marabá - Pará. Nela verificamos se a integração das tecnologias digitais à sala de aula pode promover melhorias ao processo do ensino e da aprendizagem, bem como as possiblidades e dificuldades de combinar o ensino on-line e presencial, com base nas percepções dos alunos participantes, de autores como Christensen, Horn, Johnson (2012); Mill (2009; 2013) e Starker (2015), e dados das pesquisas do Comitê Gestor da Internet no Brasil (2017). Como resultados, constatou-se que a utilização do Edmodo no contexto do ensino híbrido é relevante para a construção do conhecimento e da autonomia, ao centrar o aluno no processo educativo, mas também é desafiador devido à carência de equipamentos tecnológicos e a precária infraestrutura disponível em certas escolas brasileiras.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
EWELLYN SÁ MAXIMINO, Mayara; MARIA DOS SANTOS JORGE, Gláucia. EXPERIÊNCIA COM UMA REDE SOCIAL EDUCATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/339>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento