EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ERA DIGITAL
Resumo
O objetivo desse presente estudo é analisar os desafios para a educação a distância considerando as diferenças entre os diferentes perfis de alunos (nativos digitais) e professores (imigrantes digitais) para a construção de novas formas de ensino-aprendizagem com uso das tecnologias na Era Digital. Na contemporaneidade, o avanço das novas tecnologias está modificando os padrões de produção, acesso e compartilhamento do conhecimento. Nesse contexto de construção de uma rede global de conhecimento, novos são os desafios para a educação. Assim sendo, é necessário que as escolas inovem suas práticas pedagógicas, introduzindo diferentes ferramentas tecnológicas como suporte ao processo de mediação, que atendam a realidade dos novos atores na Era Digital: os alunos nativos digitais e os professores imigrantes digitais. Para o desenvolvimento desse trabalho parte-se de uma revisão da literatura sobre a temática proposta quanto aos desafios da educação a distância na Era Digital. Conclui-se que a nova dinâmica regida pelas tecnologias impulsiona novos caminhos para a educação a distância, tendo em vista uma adequação às novas tendências da sociedade da informação e do conhecimento, na busca por ferramentas tecnológicas que atendem às expectativas e necessidades de ensino-aprendizagem dos atores virtuais na Era Digital.