EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ERA DIGITAL: : PARA NOVO NOVOS ATORES VIRTUAIS, NOVAS FORMAS PENSAR O ENSINO-APRENDIZAGEM

  • Mara Rúbia Muniz Monteiro
  • Kelly Ticiana Azevedo Pereira

Resumo

O objetivo desse presente estudo é analisar os desafios para a educação a distância considerando as diferenças entre os diferentes perfis de alunos (nativos digitais) e professores (imigrantes digitais) para a construção de novas formas de ensino-aprendizagem com uso das tecnologias na Era Digital. Na contemporaneidade, o avanço das novas tecnologias está modificando os padrões de produção, acesso e compartilhamento do conhecimento. Nesse contexto de construção de uma rede global de conhecimento, novos são os desafios para a educação. Assim sendo, é necessário que as escolas inovem suas práticas pedagógicas, introduzindo diferentes ferramentas tecnológicas como suporte ao processo de mediação, que atendam a realidade dos novos atores na Era Digital: os alunos nativos digitais e os professores imigrantes digitais. Para o desenvolvimento desse trabalho parte-se de uma revisão da literatura sobre a temática proposta quanto aos desafios da educação a distância na Era Digital. Conclui-se que a nova dinâmica regida pelas tecnologias impulsiona novos caminhos para a educação a distância, tendo em vista uma adequação às novas tendências da sociedade da informação e do conhecimento, na busca por ferramentas tecnológicas que atendem às expectativas e necessidades de ensino-aprendizagem dos atores virtuais na Era Digital.

##submission.authorBiography##

Kelly Ticiana Azevedo Pereira

Mestre em Engenharia da Produção e Sistemas pela PUC-PR (2007) com dissertação sobre Proposta de Modelo de Indicadores de Desempenho para Incubadoras de Empresas, Graduação em Administração de Empresas pela Unicuritiba (2005) com trabalho de conclusão de curso sobre o Mapeamento das Incubadoras de Empresas do município de Curitiba. Autora de livros voltados para administração de Recursos Humanos, Planejamento orçamentário e coautora em livro de Logística Empresarial. Idealizadora de blog sobre educação EaD (http://educacaoeadetudomais.blogspot.com.br/). Atuou como Coordenadora de Graduação (modalidade EaD) no grupo Educacional Opet, experiência na gestão de cursos de Pós Graduação (modalidade EaD e Presencial) com gestão de projetos, implantação e comercialização dos cursos, docência em disciplinas nas áreas relacionadas a negócios desde 2007. Experiência corporativa nas áreas de vendas com planejamento e gestão de vendas, estratégia de mercado, elaboração e gestão de indicadores de desempenho e implantação de sistemas em empresas multinacionais como Vivo, GVT, Claro e Electrolux.Interesse em temas relacionados a Negócios, Tecnologia, Inovação,Sustentabilidade e EaD.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
RÚBIA MUNIZ MONTEIRO, Mara; TICIANA AZEVEDO PEREIRA, Kelly. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ERA DIGITAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/342>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento