TRATAMENTO DA DISTONIA CERVICAL POR MEIO DE UM SERIOUS GAME DE CAPTURA DE MOVIMENTOS EM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA: :

  • Rafael Fernandes de Souza
  • Sebastião Ribeiro Junior
  • Eduardo Filgueiras Damasceno

Resumo

A realidade virtual (RV) é uma modalidade de tratamento inovadora, interativa e adaptável. Ele pode ser usado para fornecer treinamento sensório-motor em ambientes complexos e enriquecidos, o que seria impossível de projetar no mundo real.  Esta tecnologia pode ajudar no tratamento fisioterápico de pessoas acometidas pela distonia cervical (DC), que é caracterizada pelo movimento involuntário típico do músculo do pescoço, o que leva a uma postura de cabeça anormal e pode ser acompanhada de tremor distônico e dor.  Este trabalho tem como proposta diminuir o afastamento médico habitual de trabalhadores com distonia cervical (DC); desenvolvendo um Serious Game, com Realidade Virtual (RV), e que o uso desta tecnologia possa ajudar no engajamento do tratamento da distonia cervical (DC). Será desenvolvido um jogo de avião em realidade virtual imersiva, que captura os movimentos e angulações da cabeça. Será utilizado o óculos virtual VR BOX 2.0 para o rastreamento e posicionamento da cabeça do paciente e o usuário controla o avião do jogo através de movimentos realizados com a cabeça. Acredita-se que um serious game que capture os movimentos do pescoço estimule o tratamento da DC e que a pessoa possa carregar consigo e amplie as práticas de tratamento diminuindo o tempo de recuperação.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
FERNANDES DE SOUZA, Rafael; RIBEIRO JUNIOR, Sebastião; FILGUEIRAS DAMASCENO, Eduardo. TRATAMENTO DA DISTONIA CERVICAL POR MEIO DE UM SERIOUS GAME DE CAPTURA DE MOVIMENTOS EM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/346>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento