CONSTRUÇÃO DE TEXTOS REFLEXIVOS SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS
Resumo
O presente artigo visa averiguar a relação existente entre o papel da escola e a construção crítica e reflexiva dos adolescentes frente às manifestações de Arte Contemporânea por meio das tecnologias. Neste viés, para fins de obtenção de dados, propôs-se uma sequência didática utilizando as ferramentas de pesquisa do Google e o produtor de textos Google docs. O objetivo principal foi identificar se as discussões e trabalhos de conscientização envolvendo a Arte no ambiente escolar podem contribuir para a transformação e conscientização do senso crítico e reflexivo dos alunos. Neste sentido, como público alvo, participaram alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria do Campus Paraíso do Tocantins do IFTO. Para análise dos dados, utilizou-se a pesquisa quanti-qualitativa. O aporte teórico foi baseado na concepção das inteligências múltiplas, propostas por Gardner (1994). Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para futuros trabalhos acerca da importância de debates sobre a Arte no ambiente escolar, tendo em vista o desenvolvimento e transformação do indivíduo na sociedade.