CONSTRUÇÃO DE TEXTOS REFLEXIVOS SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS: :

  • Paula Jucá De Sousa Santos IFTO/UNICARIOCA
  • Leonardo Monteiro Trotta Unicarioca

Resumo

O presente artigo visa averiguar a relação existente entre o papel da escola e a construção crítica e reflexiva dos adolescentes frente às manifestações de Arte Contemporânea por meio das tecnologias. Neste viés, para fins de obtenção de dados, propôs-se uma sequência didática utilizando as ferramentas de pesquisa do Google e o produtor de textos Google docs. O objetivo principal foi identificar se as discussões e trabalhos de conscientização envolvendo a Arte no ambiente escolar podem contribuir para a transformação e conscientização do senso crítico e reflexivo dos alunos. Neste sentido, como público alvo, participaram alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Agroindústria do Campus Paraíso do Tocantins do IFTO. Para análise dos dados, utilizou-se a pesquisa quanti-qualitativa. O aporte teórico foi baseado na concepção das inteligências múltiplas, propostas por Gardner (1994). Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para futuros trabalhos acerca da importância de debates sobre a Arte no ambiente escolar, tendo em vista o desenvolvimento e transformação do indivíduo na sociedade.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Espanhola, pela Pontifica Universidade Católica de Goiás. Especialização em Educação Especial e Inclusiva, Mestrado em Ciências da Educação. Atualmente é mestrando no Programa de Novas Tecnologias Digitais na Educação. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, atuando no Ensino Médio Integrado. Professora bolsista no Curso de Letras Espanhol pelo programa (UAB) da Universidade Estadual do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística Aplicada a Línguas Estrangeiras, atuando principalmente com os seguintes temas: espanhol como L2, formação de professor, leitura e escrita, produção de materiais didáticos impressos e on-line, tecnologias digitais, linguagem e tecnologia. Faz parte do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais. Coordena o Programa Aplicação de Prova de Proficiência em Língua Espanhola CELU do Estado do Tocantins.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Letras - Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mestre em Letras - Ciência da Literatura/Poética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Graduado em Educação Artística com licenciatura em História da Arte pela Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ)
 Atualmente é professor da UniCarioca nos cursos de Design Gráfico e Pedagogia e do curso de Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na e Educação.
Tem experiência nas áreas de História da Arte, Administração,Design, Literatura, Educação e Gestão Pública. Diretor Regional Pedagógico na Metropolitana VI pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
JUCÁ DE SOUSA SANTOS, Paula; MONTEIRO TROTTA, Leonardo. CONSTRUÇÃO DE TEXTOS REFLEXIVOS SOBRE A ARTE CONTEMPORÂNEA MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/347>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento