RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO
Resumo
O presente estudo buscou identificar e analisar a responsividade de professores experientes quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em um ambiente híbrido de formação de mentores. Analisaram-se narrativas de 14 professoras registradas em seus diários de formação e em uma atividade de avaliação do seu percurso formativo realizada em um dos módulos do processo formal de preparação de mentores. A partir desses relatos, a responsividade das docentes ao lidar com as TDIC está relacionada às dificuldades, aprendizagens, experiências prévias, sentimentos e apoios recebidos ou fornecidos. A aprendizagem da mentoria ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de habilidades para o manuseio de TDIC devido ao programa de mentoria funcionar em sua maior parte em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Compreendemos a mentoria a partir de autores como Reali, Tancredi e Mizukami (2008) e o conceito de aprendizagem híbrida a partir de Vaughan (2010).