RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO

  • Ana Paula Gestoso De Souza
  • Bruna Cury De Barros
  • Carolina Marini
  • Eliane Isabel Fabri
  • Mariângela Machado De Castro
  • Aline Maria De Medeiros Rodrigues Reali

Resumo

O presente estudo buscou identificar e analisar a responsividade de professores experientes quanto ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) em um ambiente híbrido de formação de mentores. Analisaram-se narrativas de 14 professoras registradas em seus diários de formação e em uma atividade de avaliação do seu percurso formativo realizada em um dos módulos do processo formal de preparação de mentores. A partir desses relatos, a responsividade das docentes ao lidar com as TDIC está relacionada às dificuldades, aprendizagens, experiências prévias, sentimentos e apoios recebidos ou fornecidos. A aprendizagem da mentoria ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de habilidades para o manuseio de TDIC devido ao programa de mentoria funcionar em sua maior parte em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Compreendemos a mentoria a partir de autores como Reali, Tancredi e Mizukami (2008) e o conceito de aprendizagem híbrida a partir de Vaughan (2010).


 

Publicado
2018-05-21
Como Citar
PAULA GESTOSO DE SOUZA, Ana et al. RESPONSIVIDADE DE FUTUROS MENTORES QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ESPAÇO HÍBRIDO DE FORMAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/349>. Acesso em: 20 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica