A MODALIDADE EAD E O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DE MENTORIA
Resumo
O objetivo deste trabalho é o de apresentar contribuições que a modalidade da Educação a Distância (EaD) permitiu para o desenvolvimento de duas professoras experientes participantes do Programa de Formação Online de Mentores (http://www.portaldosprofessores.ufscar.br/). Ele foi oferecido pelo Portal dos Professores da UFSCar e dirigido a professores com mais de dez anos de experiência docente, a fim de que pudessem acompanhar professores iniciantes a minimizarem dificuldades típicas dessa etapa da carreira. O referencial teórico, centra-se na contribuição de BELLONI, 2005 e 2008; COUTINHO; LISBÔA, 2011; BEHAR, 2009; OTSUKA et al., 2011; MILL; OLIVEIRA, 2014 entre outros, que discutem sobre a educação a distância, suas características, possibilidades e desafios, bem como aspectos sobre o desenvolvimento profissional docente. As análises consideraram um conjunto de narrativas produzidas pelas mentoras e registradas a partir de atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Programa (ferramentas Diário e Tarefa do Moodle). Os dados obtidos assinalam as contribuições do AVA para a construção de conhecimentos para a atuação do mentor.