A MODALIDADE EAD E O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DE MENTORIA

  • Débora Cristina Massetto
  • Fabiana Vigo Azevedo Borges UFSCar
  • Aline Maria De Medeiros Rodrigues Reali UFSCar

Resumo

O objetivo deste trabalho é o de apresentar contribuições que a modalidade da Educação a Distância (EaD) permitiu para o desenvolvimento de duas professoras experientes participantes do Programa de Formação Online de Mentores (http://www.portaldosprofessores.ufscar.br/). Ele foi oferecido pelo Portal dos Professores da UFSCar e dirigido a professores com mais de dez anos de experiência docente, a fim de que pudessem acompanhar professores iniciantes a minimizarem dificuldades típicas dessa etapa da carreira. O referencial teórico, centra-se na contribuição de BELLONI, 2005 e 2008; COUTINHO; LISBÔA, 2011; BEHAR, 2009; OTSUKA et al., 2011; MILL; OLIVEIRA, 2014 entre outros, que discutem sobre a educação a distância, suas características, possibilidades e desafios, bem como aspectos sobre o desenvolvimento profissional docente. As análises consideraram um conjunto de narrativas produzidas pelas mentoras e registradas a partir de atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Programa (ferramentas Diário e Tarefa do Moodle). Os dados obtidos assinalam as contribuições do AVA para a construção de conhecimentos para a atuação do mentor.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
CRISTINA MASSETTO, Débora; VIGO AZEVEDO BORGES, Fabiana; MARIA DE MEDEIROS RODRIGUES REALI, Aline. A MODALIDADE EAD E O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DE MENTORIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/350>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento