CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARA APRENDIZAGEM DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO: : EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA

  • Cristina Neves dos Santos

Resumo

Este trabalho visa colaborar com a comunidade de educação matemática a fim de apresentar uma proposta de trabalho dos sólidos de revolução com o software gratuito Geogebra. Apoiada nas categorias de conhecimento de base de ensino estabelecidas por Shulman (2014) e a estrutura de ensino aprendizagem pautada nos ambientes tecnológicos no ensino de matemática de GRAVINA e SANTROSA (1998), a atividade estimula a participação efetiva dos alunos na exploração do modelo proposto, a discussão a partir das características observadas e a estruturação do raciocínio lógico matemático quanto às figuras planas e sólidas. O estudo dos sólidos de revolução no Geogebra permite a exploração de conteúdos adjacentes como planificação e vistas ortográficas, e estimula a antecipação de resultados tendo o meio virtual como laboratório de experiências. Ao término da atividade espera-se que os alunos compreendem sua construção, além de suas vistas e particularidades; assim como desenvolvam as habilidades desta categoria propostas na matriz curricular do ENEM.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
NEVES DOS SANTOS, Cristina. CONTRIBUIÇÕES DO GEOGEBRA PARA APRENDIZAGEM DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/354>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento