ENSINO DE FÍSICA E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM SALA DE AULA
Resumo
O professor de física, na contemporaneidade, necessita, em sua formação, de estratégias voltada a aproximar os conteúdos da física com a realidade dos seus alunos e de ter no seu exercício docente habilidades em contextualizar, dinamizar e incrementar suas aulas, objetivando a participação ativa e reais aprendizados. Assim, trabalhar com atividades experimentais em aulas de física, além de proporcionar aprendizados de conteúdos programáticos na Educação Básica, permite ao aluno aproximações significativas entre a física e seu cotidiano. Thomaz (2000) afirma que o trabalho experimental, quando conduzido numa perspectiva em que, através da aprendizagem fundamental dos conteúdos científicos, os alunos possam desenvolver capacidades cognitivas necessárias para atuarem na sociedade de um modo mais eficaz, qualquer que seja o seu campo de ação, é um meio por excelência para a criação de oportunidades para o desenvolvimento dessas mesmas capacidades. Por isso, o objetivo com esta pesquisa foi tecer considerações de como atividades experimentais em sala de aula possibilitam aprendizados sustentáveis para toda vida. O problema de pesquisa se consubstancia na maneira em que experimentos com materiais recicláveis e tecnologias contemporâneas poderão promover aprendizado, empregando conceitos básicos da física. Referenciais teóricos: Thomaz (2000), Borges (2015), Vygotsky (1989), Silva; Duarte (2015, 2016), Batista et al (2009), Peña (s/d), Ribeiro et al (2016) dentre outros. Os resultados com estas considerações demonstram que quanto mais o docente estiver atento ao modo de ensinar a física e ao modo como a aprendizagem se estabelece para os alunos, maiores serão as probabilidades com o aprendizado da física para toda uma vida.