O JORNAL ESCOLAR COMO MÍDIA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA: :

  • Tania Fernandes Silva
  • Adalberto Romualdo Henrique

Resumo

Este trabalho integra uma pesquisa em andamento e tem como objetivo apresentar sobre a criação e uso da mídia jornal como material didático e elemento facilitador no processo de ensino e aprendizagem de alunos da educação básica de uma escola particular na cidade de Juíz de Fora-MG, pois entendemos que a produção do jornal escolar pode ser um instrumento importante para a autonomia e produção de conhecimentos, pois o jornal pode trazer subsídios para enriquecer o aprendizado em sala de aula e seu uso de maneira correta pode reconstruir uma concepção de mundo e aguçar o senso critico no público envolvido, frente às informações recebidas, visto que na contemporaneidade a mídia apresenta uma influência significativa na vida das pessoas e ela pode ser utilizada em favor da educação como uma grande aliada em função dos objetivos e finalidades do ensino. Este estudo se baseia nos pressupostos teóricos de (BONINI, 2011; BELLONI, 2009; FANTIN, 2012; SILVERSTONE, 2005) e se faz necessário devido às poucas pesquisas que relatem e analisem essas experiências, de modo que ainda pouco se sabe sobre como são produzidos esses jornais e que lugar ocupam no conjunto dos conteúdos ensinado.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
FERNANDES SILVA, Tania; ROMUALDO HENRIQUE, Adalberto. O JORNAL ESCOLAR COMO MÍDIA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/357>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica