O FÓRUM ONLINE COMO FERRAMENTA DE APOIO AS AULAS PRESENCIAIS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: ESPAÇO DE DIÁLOGO E REFLEXÃO

  • Fernanda Cristina Gaspar Lemes
  • Rosa Maria De Moraes Anunciato De Oliveira UFSCar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar nossas reflexões acerca do fórum online como espaço que favorece o diálogo, a reflexão e a construção colaborativa de conhecimento quando utilizado como ferramenta de apoio as aulas presenciais em uma disciplina do curso presencial de licenciatura em pedagogia. Para tanto, trazemos contribuições teóricas sobre a formação inicial de professores como momento de aprendizagem da reflexão profissional, bem como sobre o fórum de discussão online enquanto espaço de interações significativas. A partir de uma abordagem qualitativa descritiva estabelecemos o diálogo entre nosso referencial teórico e a análise das avaliações que os estudantes fizeram da disciplina, evidenciando as contribuições que uma utilização intencional e planejada do fórum tem para o processo de ensino-aprendizagem, visto que favorece a troca de saberes e experiências, possibilitando a reflexão, a construção, a desconstrução e a reconstrução de saberes.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
CRISTINA GASPAR LEMES, Fernanda; MARIA DE MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, Rosa. O FÓRUM ONLINE COMO FERRAMENTA DE APOIO AS AULAS PRESENCIAIS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: ESPAÇO DE DIÁLOGO E REFLEXÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/362>. Acesso em: 17 maio 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica