INVESTIGANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

  • Aline De Cássia Damasceno Lagoeiro
  • Rosa Maria Moraes Anunciato
  • Amarildo Gomes Pereira

Resumo

Este artigo traz à discussão aspectos relacionados à prática docente evidenciados em diálogos envolvendo professores em diferentes fases da carreira e licenciandos em Pedagogia, no contexto de um programa de formação continuada desenvolvido na modalidade a distância, por meio da Plataforma Moodle. Com o objetivo de analisar os primeiros resultados de uma pesquisa colaborativa, são apresentados dados referentes a uma discussão realizada a partir do estudo de um caso de ensino. A literatura da área destaca a contribuição dos casos de ensino na formação de professores, pois lhes possibilita a teorização da prática e a análise de sua própria ação a partir das situações estudadas. Tal perspectiva fundamenta-se no pressuposto de que os programas de desenvolvimento profissional devem fornecer ao docente ferramentas que lhe permitam continuar aprendendo ao longo de toda a carreira, fundamentando-se na aprendizagem da prática. Os participantes da pesquisa aqui apresentada tecem reflexões sobre sua atuação docente, com destaque para as especificidades dos alunos e o trabalho colaborativo. Estabelece-se uma interação entre os mesmos, com destaque para a natureza das reflexões realizadas, possivelmente relacionadas às fases distintas da carreira em que se encontram. Os dados ratificam a importância do diálogo intergeracional na formação de professores e apontam para a necessidade da criação de espaços que se configurem como redes de apoio ao desenvolvimento profissional docente.

Biografia do Autor

Aline De Cássia Damasceno Lagoeiro

Graduada em Pedagogia pela UFSCar (2003), Mestre em Educação pela UFSCar (2008), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - Linha Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem - e professora do IFSP, campus Itapetininga/SP.

Rosa Maria Moraes Anunciato

Professora associada, nível 04, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar. Possui Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1985), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade do Minho com apoio da FAPESP. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - São Carlos.

Amarildo Gomes Pereira

Graduado em História pela Universidade Sagrado Coração (2001), Mestre em Educação - LInha Formação de Professores - pela Universidade Metodista da Piracicaba (2013) e doutorando do Programa de Pós-Graduação da UFSCar - Linha Formação de Professores e OUtros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e AMbiente de Aprendizagem.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
DE CÁSSIA DAMASCENO LAGOEIRO, Aline; MARIA MORAES ANUNCIATO, Rosa; PEREIRA, Amarildo Gomes. INVESTIGANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/363>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica