INVESTIGANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
Resumo
Este artigo traz à discussão aspectos relacionados à prática docente evidenciados em diálogos envolvendo professores em diferentes fases da carreira e licenciandos em Pedagogia, no contexto de um programa de formação continuada desenvolvido na modalidade a distância, por meio da Plataforma Moodle. Com o objetivo de analisar os primeiros resultados de uma pesquisa colaborativa, são apresentados dados referentes a uma discussão realizada a partir do estudo de um caso de ensino. A literatura da área destaca a contribuição dos casos de ensino na formação de professores, pois lhes possibilita a teorização da prática e a análise de sua própria ação a partir das situações estudadas. Tal perspectiva fundamenta-se no pressuposto de que os programas de desenvolvimento profissional devem fornecer ao docente ferramentas que lhe permitam continuar aprendendo ao longo de toda a carreira, fundamentando-se na aprendizagem da prática. Os participantes da pesquisa aqui apresentada tecem reflexões sobre sua atuação docente, com destaque para as especificidades dos alunos e o trabalho colaborativo. Estabelece-se uma interação entre os mesmos, com destaque para a natureza das reflexões realizadas, possivelmente relacionadas às fases distintas da carreira em que se encontram. Os dados ratificam a importância do diálogo intergeracional na formação de professores e apontam para a necessidade da criação de espaços que se configurem como redes de apoio ao desenvolvimento profissional docente.