EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ
Resumo
A consciência maquínica (GUATTARI, 1991) é um tipo especial de pensamento positivista, é um “pensamento positivo acerca da técnica”. Sem nenhuma consideração do “mal”, a consciência maquínica é um pensamento deslumbrado, formado à base da reificação em que pessoas e máquinas são iguais, são igualmente “coisas”. Neste processo de contínuo “desencantamento do mundo”, de racionalização progressiva e “civilizatória”, como bem salientou Adorno (1995), há momentos estupendos, como também vemos dos mais estúpidos. Com metodologia de abordagem indutiva e de pesquisa exploratória é apresentada a necessidade de repensar a educação como fonte de afirmação da emancipação, recuperação da crença (utopia para Adorno) na cultura da democracia inclusiva e de autonomia do ser (como queria Paulo Freire), para que só assim a humanidade se distancie de Auschwitz em sua versão modernizada e consiga atingir o mais elevado nível possível de consciência moral, senso de cidadania, reconhecimento dos direitos humanos. Enfim, requer-se uma educação integral e para a vida em todas as suas nuances, passando desde a concepção do ser ao desenvolvimento intelectual, técnico e político da pessoa humana.