A ATUAÇÃO DO DOCENTE DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar a utilização ou não das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por parte dos professores da área de História, no ensino fundamental II, em uma escola pública municipal da cidade de Inhumas - Goiás. A pesquisa é de abordagem qualitativa, seguida de estudo de caso. Realizamos um estudo bibliográfico a partir da literatura na área da educação acerca das TIC utilizadas no ensino de História. Analisamos também o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola visando compreender que condições são asseguradas pelo documento acerca das TIC. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes de História da unidade educacional estudada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários com questões relacionadas ao tema da pesquisa e uma ficha de observação. Por resultado identificamos que os docentes de História, que atuam na escola, 75% dos respondentes disseram que utilizam TIC em suas aulas, 25% afirmaram que não, embora a escola não possua um laboratório de informática.