A ATUAÇÃO DO DOCENTE DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Maria Do Amparo Morais Do Nascimento
  • Maria Aparecida Rodrigues De Souza Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar a utilização ou não das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por parte dos professores da área de História, no ensino fundamental II, em uma escola pública municipal da cidade de Inhumas - Goiás. A pesquisa é de abordagem qualitativa, seguida de estudo de caso. Realizamos um estudo bibliográfico a partir da literatura na área da educação acerca das TIC utilizadas no ensino de História. Analisamos também o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola visando compreender que condições são asseguradas pelo documento acerca das TIC. Os sujeitos da pesquisa foram os docentes de História da unidade educacional estudada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários com questões relacionadas ao tema da pesquisa e uma ficha de observação. Por resultado identificamos que os docentes de História, que atuam na escola, 75% dos respondentes disseram que utilizam TIC em suas aulas, 25% afirmaram que não, embora a escola não possua um laboratório de informática.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Bibliotecária-documentalista, bacharel em Biblioteconomia, mestra em Educação pela Pontíficia Universidade Catolica de Goias e doutoranda em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, membro do Nucleo de `Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Instituto Federal de Goias

Publicado
2018-05-28
Como Citar
DO AMPARO MORAIS DO NASCIMENTO, Maria; APARECIDA RODRIGUES DE SOUZA, Maria. A ATUAÇÃO DO DOCENTE DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/377>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica