A IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Seguindo o modelo de outros países, o Brasil também aposta na mudança curricular para melhoria de seu sistema de ensino. Depois de um longo processo de construção, que contou com diversos atores, o país finaliza sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, após a publicação da versão final, a BNCC recebeu críticas de diversas áreas em relação à incorporação da tecnologia no novo currículo. O presente artigo tem como objetivo identificar, descrever e analisar as competências relacionadas à tecnologia inseridas na Base Nacional Curricular Comum e seus possíveis desdobramentos no tocante à formação docente e discente. Utilizaremos uma abordagem qualitativa para realizar uma pesquisa documental por meio de uma análise de conteúdo. Em termos teóricos, este estudo se pautará nos trabalhos de Paula, Valente e Burn (2014), Blikstein; Hochgreb-Haegele e (2017), e Rosado; Ferreira; Carvalho (2017). Os resultados desse estudo preliminar apontam que a identificação de competências relacionadas à tecnologia é um processo vivo e perene, que requer atuação.