EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO DE TEATRO: : CONFLUENCIAS NO ENSINO MÉDIO

  • Jailson Araújo Carvalho

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a tecnologia como alternativa para o processo de experiência estética teatral no Ensino Médio. Com o evidente avanço nas novas tecnologias, é possível perceber que o processo de ensino e aprendizagem não acompanha tal evolução. Assim, constatam-se nos estudantes de então um vasto uso das tecnologias contemporâneas, porém, a escola não entende o quanto a questão pode ser uma ferramenta transformadora para seu processo de ensino e aprendizagem. Neste ínterim, buscou-se: 1) discutir a utilização dos dispositivos móveis como suporte para a utilização do Moodle em sala de aula; 2) analisar o modo pelo qual os estudantes se relacionam com a tecnologia, por meio dos dispositivos móveis, nas aulas de Artes; 3) escrever como se dá a interação entre os estudantes durante as experimentações teatral a partir da utilização da tecnologia; e, 4) examinar as elaborações estéticas estruturadas e seus resultados. Como viés metodológico fez-se uso de estudo de caso com abordagem qualitativa. A unidade de caso observada foi o Centro Educacional 104 da Região Administrativa do Recanto das Emas, Distrito Federal. Como resultados, foi possível elaborar três produtos estéticos, a saber: Performances Teatrais Digitais, Stop Motion e Fotografias Cênicas.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
ARAÚJO CARVALHO, Jailson. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO DE TEATRO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/382>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento