PLATAFORMA ESCOLAS NA REDE: : CUSTOMIZAÇÃO COMO FORMA DE CRIAR IDENTIDADE PRÓPRIA E ATENDER ESPECIFICIDADES

  • Zelda Simplicio de Sales Caldas
  • Maria Cristina Leandro De Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

Repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) são espaços da web que armazenam objetos digitais de aprendizagem (ODA) em apoio ao processo de ensino e de aprendizagem. No entanto, alguns não atendem especificidades locais. A efetivação da parceria da Escola Digital com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC-RN) gerou a plataforma Escolas na Rede e permitiu a customização em vistas de criar identidade própria e atender essas especificidades. Este artigo objetiva descrever o processo de customização apontando dificuldades e avanços, em busca da qualificação do acervo digital. Para fundamentar a discussão, buscou-se teóricos como Willey (2000), Behrens (2008), Anjos (2012) dentre outros. Como resultado, a criação do design e ampliação do layout com sessões disponibilizando conteúdos inerentes a cultura do RN foi uma forma de facilitar a pesquisa. Ressalta-se que a customização é uma ação em movimento e necessita ser atualizada para a concretude de sua identidade e atualização do seu acervo.

Biografia do Autor

Zelda Simplicio de Sales Caldas

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista dos cursos: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo Centro de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte; Tecnologias em Educação pela Pontifícia Universidade Católica Rio e MBA Executivo em Gestão Pública (2010), pelo Programa FGV Online, da Fundação Getúlio Vargas. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Servidora pública estadual, atuando na equipe pedagógica do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias - Coordenação de Desenvolvimento Escolar, da Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (NEADTEC/CODESE/SEEC-RN) na customização e curadoria da plataforma Escolas na Rede, uma parceria com a Escola Digital. 

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Pedagogia. Especialização, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atualmente é vice-coordenadora do curso de Pedagogia a Distância e docente do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ministra disciplinas tanto no ensino presencial quanto na educação a distância. Desenvolve estudos que versam sobre a formação de professores, principalmente nas áreas da educação infantil, alfabetização, novas tecnologias e educação a distância.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
SIMPLICIO DE SALES CALDAS, Zelda; CRISTINA LEANDRO DE PAIVA, Maria. PLATAFORMA ESCOLAS NA REDE. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/386>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica