O CINEMA E A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA EM WALTER BENJAMIN: MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO
Resumo
Com base em Walter Benjamin (1987), problematizamos que o cinema tem um potencial ativo na produção da cultura e lançamos luzes ao que estas reflexões comunicam em meio à formação da coletividade. A questão da massificação promovida pelo cinema traz impactos à educação e é contraproducente, revelando o quanto essa técnica de reprodução possui a capacidade de racionalizar os nossos pensamentos, identidades e ações. Frente a isso, vemos a necessidade de uma postura crítica de recorte hermenêutico ante as produções cinematográficas, especialmente no ambiente educacional. Por fim, indagamos e buscamos em Benjamin o sentido pungente da arte do cinema na educação.
Palavras-chave: Cinema. Educação. Reprodutibilidade técnica.
Publicado
2018-05-22
Como Citar
SOARES BRANCO, Lilian; CRISTIANO HABOWSKI, Adilson; CONTE, Elaine.
O CINEMA E A REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA EM WALTER BENJAMIN: MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO.
CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018.
ISSN 2316-8722.
Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/387>. Acesso em: 21 jan. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica