AVALIAÇÃO NA EAD UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

  • Célia Maria David
  • Sebastiao Donizete da Silva

Resumo

Este trabalho resulta da conclusão do curso de Planejamento, Implementação, Gerenciamento de EaD, da Universidade Federal Fluminense,  do Polo da Universidade Aberta do Brasil. Objetivou-se analisar as ferramentas usadas em cursos de Educação a Distância, plataforma Moodle considerando o sistema avaliatório numa perspectiva dialógica, a norma legal que define as diretrizes para a avaliação em EaD, compreendendo as várias possibilidades da avaliação no processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual, as ferramentas utilizadas, os critérios definidos, a concepção legal, os desdobramentos do uso dessas tecnologias para a consecução dos objetivos de ensino. Pela verificação das estruturas configuradas pelas instituições de ensino superior, em EaD fundamentando em: Brandão (2010), Moran (2000), LDB-9396/96, Preti (2009), Hoffman (2000), entre outros. A metodologia bibliográfica buscou a consulta e análise de sites de universidades públicas e privadas, suas ferramentas para avaliação e critérios de atribuição de notas. Na análise dos dados usou-se a teoria sobre a tecnologia, a normatização legal e os instrumentos avaliatórios utilizados nas plataformas virtuais. Os resultados mostraram que os sistemas concebem a avaliação como um recurso essencial no processo de ensino e aprendizagem, estimulam o interesse dos alunos, favorecem resultados significativos possibilitando a construção de inovações na prática pedagógica e uma maior interação entre os sujeitos.

Publicado
2018-06-04
Como Citar
MARIA DAVID, Célia; DONIZETE DA SILVA, Sebastiao. AVALIAÇÃO NA EAD UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/388>. Acesso em: 13 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica