AVALIAÇÃO NA EAD UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA
Resumo
Este trabalho resulta da conclusão do curso de Planejamento, Implementação, Gerenciamento de EaD, da Universidade Federal Fluminense, do Polo da Universidade Aberta do Brasil. Objetivou-se analisar as ferramentas usadas em cursos de Educação a Distância, plataforma Moodle considerando o sistema avaliatório numa perspectiva dialógica, a norma legal que define as diretrizes para a avaliação em EaD, compreendendo as várias possibilidades da avaliação no processo de ensino-aprendizagem em ambiente virtual, as ferramentas utilizadas, os critérios definidos, a concepção legal, os desdobramentos do uso dessas tecnologias para a consecução dos objetivos de ensino. Pela verificação das estruturas configuradas pelas instituições de ensino superior, em EaD fundamentando em: Brandão (2010), Moran (2000), LDB-9396/96, Preti (2009), Hoffman (2000), entre outros. A metodologia bibliográfica buscou a consulta e análise de sites de universidades públicas e privadas, suas ferramentas para avaliação e critérios de atribuição de notas. Na análise dos dados usou-se a teoria sobre a tecnologia, a normatização legal e os instrumentos avaliatórios utilizados nas plataformas virtuais. Os resultados mostraram que os sistemas concebem a avaliação como um recurso essencial no processo de ensino e aprendizagem, estimulam o interesse dos alunos, favorecem resultados significativos possibilitando a construção de inovações na prática pedagógica e uma maior interação entre os sujeitos.