MÍDIAS DIGITAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumo
Esta atividade avaliativa, consubstanciada em uma pesquisa empírica descritiva de aplicação de conhecimento, de abordagem qualitativa, foi levada a efeito com alunos do 3º período do curso de Pedagogia, disciplina Educação a Distância, como requisito parcial para a conclusão da disciplina, tendo como foco a construção de mídias digitais, a saber: podcast, webquest, site ou blog, voltados para o processo educacional e escolhidos por estimular a pesquisa, a autonomia e o pensamento crítico. A pesquisa empírica, de cunho qualitativo, foi a metodologia determinada para a seleção do tema e, a construção da mídia digital escolhida, foi utilizada para sistematizar os dados coletados. Com a sistematização, foi elaborada a mídia, contendo: introdução, tarefa, processo, recursos, orientação, conclusão e referências bibliográficas. Os dados para alimentar a mídia escolhida foram coletados em pesquisas realizadas na internet, a partir da seleção de artigos, livros, vídeos e entrevistas, aderentes ao tema escolhido. A partir da análise e seleção do material, foi elaborado o texto que alimentou a mídia selecionada.