SÉRIES DE TELEVISÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar o potencial educativo das séries para o ensino de Geografia apresentando as concepções de alunos da educação básica sobre a utilização desses recursos em sala de aula, bem como identificar as séries assistidas por eles, que podem ser explorados pelo professor em sala de aula. A pesquisa inseriu-se no contexto intraescola, a fim de identificar as representações sociais dos alunos e dos professores acerca do uso dessas novas tecnologias. A abordagem metodológica adotada foi de natureza qualitativa e a estratégia empregada foi dois estudos de caso, no qual se aplicou um questionário em duas escolas. A pesquisa foi desenvolvida com 5 turmas, sendo 4 de ensino médio de rede pública e 1 de educação fundamental II de uma escola particular, localizados, respectivamente, nos municípios de Campinas e Jundiaí. Os resultados apontam que as séries podem ser vistas como importantes instrumentos de mediação pedagógica a serem utilizados no ensino-aprendizagem de geografia, podendo, assim, contribuir para o desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno. Contudo, deve ser pontuada a posição geográfica de cada escola, o que implicará em metodologias e conteúdos diferentes, visto em uma escola os alunos possuem acesso à internet, e na outra o acesso é reduzido