CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DAS FERRAMENTAS GOOGLE E REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS EAD: :

  • Edson Luis De Almeida Oliveira

Resumo

O presente artigo procura realizar algumas considerações teóricas sobre o uso de ferramentas Google e a utilização das redes sociais, suas potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem em cursos na modalidade EaD, bem como essas ferramentas podem contribuir para o sucesso e permanência, evitando assim a evasão. Recursos da Web 3.0 ou Web Semântica fazem parte do cotidiano de milhões de brasileiros, essa imersão nas redes sociais e no mundo digital não pode ser desconsiderada e sim deve ser um catalisador para construir um sentido de proximidade entre os grupos que realizam um curso na modalidade de Educação a Distância. As reflexões realizadas referem-se ao tema abordado nesse artigo e considerações foram feitas sobre as potencialidades educacionais da utilização destes recursos. Analisando as ferramentas disponibilizadas pelo Google, pode-se verificar uma imensa gama de produtos que possuem potencialidades educacionais, tais como Google Forms, Apresentações Google. Desta forma o uso de redes sociais e ferramentas Google podem criar um sentimento de pertencimento, pois facilita os espaços de interação entre sujeitos-alunos dispersos pelo território, e que podem estabelecer laços mais afetivos, o que pode contribuir para reduzir a evasão e aumentar as taxas de sucesso na conclusão de um curso na modalidade a distância.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
LUIS DE ALMEIDA OLIVEIRA, Edson. CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DAS FERRAMENTAS GOOGLE E REDES SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS EAD. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/402>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento