POSSÍVEIS TDIC UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
Resumo
A propagação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) te se popularizado entre crianças e consqquentemente sido levadas para dentro da sala de aula. A invasão destas tecnologias, tem exigido uma mudança de comportamento da escola e do professor como ressalta Valente (1999) que tais tecnologias tem preocupado alguns professores que não sabem lidar com a dispersão dos alunos ou tem dificuldade ou desconhece o uso de ferramentas digitaiss para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, principalemente na ciência da Geografia. Em outros casos como mostra Kenski (1996), o aluno recebe tanta informação de forma desconexa que não sabe o que fazer, e neste momento o professor é o grande aliado para trazer significado ao aprendizado adquirido. Este artigo tem como objetivo apresentar algumas ferramentas disponíveis com acesso a internet para o ensino da Geografia que podem ser utilizadas em atividades dentro e fora da sala de aula pelo professor e os alunos, buscando uma aprendizagem prazerosa e colaborativa entre os pares. Tal proposta se baseeia em uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação Ponto Br, o qual apresenta uma pesquisa sobre o acesso à internet e os recursos utilizados por crianças entre nove e 17 anos em todo o Território Nacional a qual mostra a crescente utilização da inernet por estas crianças principalmente para os estudos, buscando informações para complementar seu conhecimento. No intuito de aproveitar o interesse crescente dos alunos e a popularização dos smartphones é possível propor algumas sferramentas para serem tabalhadas em sala de aula pelo professor com os alunos no ensino da Geografia, favorecendo uma visão holística do conhecimento adquirido e sua aplicabilidade.