EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

  • Paulo Jorge De Oliveira Carvalho Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Resumo

O tema central do trabalho é a formação de professores em educação permanente em saúde no curso de especialização “Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento)” ofertado na modalidade a distância a partir de parceria entre o Ministério da Saúde e uma universidade pública brasileira. O objetivo é descrever o processo de formação de professores tutores por meio de pesquisa de caráter qualitativo realizada com base na análise das tecnologias digitais utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se em estudos sobre educação permanente que seguem a concepção teórica de Emerson Merhy; em abordagens históricas do conceito de currículo pautadas por reflexões de Flavia Terigi; e nos trabalhos de Adorno e Marcuse como base da discussão sobre a ideia de inovação na Educação a Distância (EaD) . O resultado da narrativa sobre a formação docente no curso de Educação Permanente em Saúde (EPS em Movimento) colabora com investigações sobre práticas inovadoras na formação docente em contextos de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem destacando a irrupção de um novo ponto de emergência de sentido no processo formativo em função da inserção de novas máquinas e tecnologias de informação e comunicação presentes na realidade educacional contemporânea na modalidade de educação a distância do ensino superior.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
JORGE DE OLIVEIRA CARVALHO, Paulo. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/407>. Acesso em: 21 abr. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica