PRÁTICA DOCENTE

  • Ailton Gordiano
  • Raquel Furtado Soares Trindade
  • Aline Lopes da Silva

Resumo


  • O referido artigo traz uma reflexão sobre a prática docente frente ao novo modelo de sociedade em que as tecnologias fazem parte do cotidiano. Para concretização do estudo realizou-se um estudo reflexivo promovendo uma análise crítica sobre o papel do professor como mediador no desenvolvimento do estudante e suas relações com as tecnologias educacionais. As considerações sobre o processo de desenvolvimento do aluno, bem como o papel do professor no processo de transmissão de conhecimentos onde ocorre a elevação de conceitos cotidianos para científicos no cognitivo do estudante, foram baseadas nas ideias do estudioso Vygotsky. Buscou-se analisar o papel do professor como agente mediador entre o aluno e o conhecimento, salientando a importância de interação com o mundo físico e o social. O texto apresenta também uma reflexão sobre a inserção de recursos tecnológicos nas escolas com fins educativos e a relação no ambiente escolar, bem como a importância do professor ao selecionar essas ferramentas. No contexto escolar, é imprescindível que haja uma necessidade de se recriar um novo modelo de educação e, nesse contexto, as tecnologias que vêm crescendo e se desenvolvendo atualmente são um dos caminhos para remodelar um novo espaço de ensino e aprendizagem na sala de aula. Assim, é importante que a escola repense sua prática e esteja vigilante as mudanças modernizando-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade digital.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
GORDIANO, Ailton; FURTADO SOARES TRINDADE, Raquel; LOPES DA SILVA, Aline. PRÁTICA DOCENTE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/408>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica