JOGOS DIGITAIS NA SALA DE AULA DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
Resumo
Recursos tecnológicos como os jogos digitais podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem como um todo e, em particular, de inglês como língua estrangeira. Este texto busca trazer uma reflexão sobre jogos digitais como auxiliares para o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Assim, os objetivos deste texto são: (a) caracterizar os jogos digitais, abordando referencial teórico na área; (b) trazer uma reflexão sobre como este recurso digital pode ser usado para ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira; e (c) exemplificar o uso do jogo digital The Sims para aprendizagem de inglês como língua estrangeira. As discussões são apresentadas a fim de permitir o estabelecimento de bases para o trabalho pedagógico de professores de inglês como língua estrangeira. Conclusões indicam que jogos digitais oportunizam o aprendizado de vocabulário em ambientes contextualizados e com coerência de uma língua estrangeira. Assim, com a apresentação dos jogos digitais e a reflexão sobre seu uso, espera-se contribuir para a área de jogos digitais, como também para a incorporação desses recursos para a prática docente na área de ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira.