PROPOSTA DE EAD DO MULTIMEIOS/FACED/UFC A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE JOAO DOS SANTOS

  • Daniele De Oliveira Xavier
  • Ana Cláudia Uchoa Araújo
  • Antonia Lis De Maria Martins Torres
  • Hermínio Borges Neto
  • Lara Meneses Saldanha Nepomuceno

Resumo

No presente trabalho, objetivou-se descrever a experiência formativa do curso de extensão a distância Pedagogia terapêutica: introdução ao pensamento de João dos Santos, ofertado pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade de Lisboa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tomando como princípio a sua concepção didática e pedagógica. Para tanto, buscaram-se subsídios teóricos aos estudos a partir dos escritos de Batista (2010), Pereira (2004), Sousa (2013), entre outros. Como resultado, pôde-se evidenciar que, embora o curso tenha sido ofertado totalmente a distância para públicos das áreas de saúde e educação e de países diferentes - Brasil e Portugal, a Sequência Fedathi e o desenho de EaD adotado pelo Laboratório Multimeios se constituíram num diferencial formativo no campo da educação à distância, nesta formação, diminuindo as distâncias existentes e proporcionando aprendizagens.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Uchoa Araújo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Atualmente atua como Pedagoga no Instituto Federal do Ceará, lotada na Pró-Reitoria de Ensino, no Departamento de Ensino Básico e Técnico, já tendo coordenado Projetos no âmbito da Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação Comparada.

Antonia Lis De Maria Martins Torres

Pedagogia (FACED/UFC), Mestre (FACED/UFC) e Doutorado também pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva do ensino superior desde 2004. Atualmente é professora efetiva vinculada ao Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Multimeios atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. Os projetos estão articulados as seguintes áreas: educação a distância, informática educativa, formação de professores em contexto virtuais, redes sociais e inclusão digital. Colaboradora no quadro de avaliadores das Revistas: Extensão em Acão/UFC, Conexões Ciência Tecnologia (IFCE), Ciência e Sustentabilidade (UFCA) . Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia/EAD da UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha História da Educação Comparada, Eixo; Novas Tecnologias e EAD.

Hermínio Borges Neto

Hermínio Borges Neto concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Publicou 22 artigos em periódicos especializados e 90 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 4 livro publicados. Possui 3 softwares. Orientou 31 dissertações de mestrado e co-orientou 5, orientou 22 teses de doutorado na área de Educação. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 71 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Postura e Inclusão Digital.

Lara Meneses Saldanha Nepomuceno

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2010), onde defendeu um TCC na área de Pedagogia Organizacional. Participou do projeto CRID, na sua versão desenvolvida na Prefeitura de Hidrolândia-CE. Tem experiência na área de Educação, em coordenação de projetos, como Coordenadora do Polo Etec de Pacajus-CE, Coordenadora do PAR (Plano de Ações Articuladas) e PSE (Programa Saúde na Escola) da Prefeitura de Pacajus-CE e Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Informatica Educativa" do Projeto de Extensão "CRID - Uma Proposta de Comunidade Digitais Rurais" do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Experiência em Educação a Distância, no qual atuou como tutora a distância e professora formadora dos cursos do Profuncionário e Etec. Atualmente, Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado
2018-05-18
Como Citar
DE OLIVEIRA XAVIER, Daniele et al. PROPOSTA DE EAD DO MULTIMEIOS/FACED/UFC A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE JOAO DOS SANTOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/418>. Acesso em: 27 fev. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica