O USO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DE GEOGRAFIA: : UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIANO BORGES LEAL.

  • Jandes José De Sousa

Resumo

As novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) apresentam novas possibilidades de se trabalhar o estudo do espaço geográfico gerando dessa forma impactos no contexto educacional, que repercutem positivamente no processo de ensino-aprendizagem, no ensino da disciplina de Geografia e em outras. Nesse contexto o presente trabalho, tem como objetivo o estudo e análise sobre a utilização das geotecnologias, como instrumento de ensino da Geografia, utilizando como principal ferramenta o aplicativo Google Earth, através das possibilidades de uso desse software no ensino da disciplina.  Realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, um projeto seguindo um planejamento para aplicação prática de algumas das possibilidades de uso do Google Earth em sala de aula, na Escola Municipal Mariano Borges Leal no munícipio de Itainópolis, estado do Piauí, resultando assim, numa experiência positiva do uso do Google Earth em sala de aula apresentando esse, com ferramenta didática metodológica no ensino da localização e análise de imagens cartografia, no 9º ano do ensino fundamental da referida escola, destacando ainda a importância das geotecnologias no cotidiano escolar procurando tornar mais dinâmico e eficaz os conceitos geográficos durantes o processo de ensino-aprendizagem, de forma a contribuir para uma formação mais motivadora proporcionando experiências diferentes e despertando o pensamento crítico dos discentes.

Publicado
2018-06-12
Como Citar
JOSÉ DE SOUSA, Jandes. O USO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DE GEOGRAFIA. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/42>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento