SUPERANDO OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO APLICATIVO WHATSAPP: :

  • Vinicius Alves Scherch
  • Vinicio Carrilho Martinez UFSCar

Resumo

Nunca se esteve tão próximo e nunca se esteve tão longe. A dinâmica tempo/espaço sempre moveu o ser humano na busca por soluções práticas e rápidas para os problemas do cotidiano. O WhatsApp Messenger não inaugura uma era, mas revoluciona o modo de compartilhar informações, por isso não pode ser desprezado ou trivializado enquanto mero aplicativo. Este resumo apresenta a utilização do aplicativo predominantemente de celular como uma ferramenta democrática de compartilhamento de informações e construção do conhecimento. Será descrito o WhatsApp Messenger, algumas de suas peculiaridades e desafios diante da legislação brasileira e sua aptidão para a superação dos entraves que os grupos de pesquisa encontram, mais do que isso, será demonstrado o potencial do aplicativo de comunicação como instrumento de construção do conhecimento e de fomento ao debate sobre temas que envolvem a cidadania, a política e a sociedade, na perspectiva da Educação Permanente, tendo-se por referência o bom direito (Ética) na formação integral do cidadão.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutorado em Ciências Humanas, Doutorado em Ciências Sociais e em Educação, Mestrado em Direito e em Educação. Graduação em Direito e em Ciências Sociais. Professor Associado da UFSCAR. Advogado. 

Publicado
2018-05-30
Como Citar
ALVES SCHERCH, Vinicius; CARRILHO MARTINEZ, Vinicio. SUPERANDO OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PELO APLICATIVO WHATSAPP. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/421>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica