BIBLIOTECA ESCOLAR

  • Nilmar Silva da Fonseca
  • Eliane da Silva Nicácio
  • Ivan Ferreira Cavalcante
  • Madileide de Oliveira Duarte

Resumo

Uma biblioteca escolar é um espaço por excelência de pesquisa, seja em seu acervo físico, seja em seu laboratório de informática para pesquisas virtuais, assim como, entretenimento, informações locais, nacionais, mundiais. O professor, usuário dessa biblioteca, ele tem neste espaço de pesquisa múltiplas possibilidades de integrar materiais de consulta para o planejamento de suas aulas, assim como, produção de materiais que favoreçam suas estratégias didáticas. É sabido que as histórias em quadrinhos fazem parte da vida humana em diferentes culturas, desde os primórdios da humanidade. A utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula resulta no planejamento docente com variadas possibilidades para aprendizagem dos alunos. A biblioteca escolar da Escola Estadual Humberto Mendes, locus desta pesquisa, tem um variado acervo disponível, inclusive, de histórias em quadrinhos. Na era digital, a comunicação tem se tornado altamente cibernética e interativa, necessitando que o professor crie meios que possam fazer os educandos interagir na busca e na construção do conhecimento. Com a construção coletiva de saberes no hipertexto presente na rede mundial, narrar contos, histórias e criar HQs facilitam o processo de ensino aprendizagem. As narrativas digitais podem ser construídas de forma individual ou coletiva, dando assim uma contribuição para a formação dos saberes. Na expectativa de impulsionar a frequência à biblioteca escolar, como também o interesse para a leitura e escrita, surgiu a ideia de apresentar narrativas digitais como estratégia de multiletramento e estímulo ao hábito de ler e pesquisar dentro do acervo literário, com motivação e orientação específica para a produção de narrativas digitais, trabalhos para serem desenvolvidos e apresentados na escola. O procedimento foi: material didático (caderno, caneta, lápis etc.), computadores e smartphones. Dentre demais estudos, as pesquisas de Almeida; Valente, (2012), Galvão (2005), de Bruner (1990) foram relevante embasamento teórico.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
SILVA DA FONSECA, Nilmar et al. BIBLIOTECA ESCOLAR. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/424>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica