AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE E A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO: :

  • Miriam De Oliveira

Resumo

As tecnologias fazem parte da vida da sociedade e consequentemente elas passam a influenciar nos processos de ensino e aprendizagem. Diante deste contexto, questiona-se como tais tecnologias educacionais em rede auxiliam na produção do social do conhecimento por meio de plataformas colaborativas e se elas contribuem para os processos educativos dentro das instituições escolares. Por meio de revisão bibliográfica objetivou verificar se as tecnologias educacionais em rede podem colaborar para a produção social do conhecimento dentro de instituições escolares por meio de plataformas colaborativas. Através de uma efetiva democratização e acesso às tecnologias educacionais que programem ações nas escolas com a utilização de equipamentos, laboratórios e formação de professores para a chamada alfabetização tecnológica, há a possibilidade de contribuir para a produção social do conhecimento por meio de plataformas colaborativas. Neste ínterim, o mediador (professor) deve conduzir de forma dialógica-problematizadora questões que proporcionem repensar o ser e estar no mundo, sobrepujando aquele conhecimento individual já constituído, pois nem tudo que está disponível como informação produz conhecimento, principalmente se o estudante não estiver equipado (meio e conhecimento) para acessá-las.

Publicado
2018-05-23
Como Citar
DE OLIVEIRA, Miriam. AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE E A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/425>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento