AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UNIDADES PRISIONAIS
Resumo
Muito tem se falado sobre as políticas públicas de inclusão no Brasil, sobretudo sobre o direito à educação básica e ao ensino superior. Contudo, essas iniciativas não chegam a todos aqueles que dela necessitam, principalmente para os jovens e adultos apenados. Este trabalho tem como objetivo levantar as possibilidades e limitações da implementação de polo educacional de educação a distância (EaD) em unidades prisionais a partir do uso da EaD e outras tecnologias de informação e comunicação (TICs) como mediadora para a possível ressocialização dos apenados e sua reinserção no mercado após o cumprimento das sentenças, assim como seu protagonismo e empoderamento como indivíduos participantes no próprio destino, críticos e atuantes. Ao fim do presente artigo, foi possível verificar que a EaD, apesar das grandes dificuldades de implementação, tem grande potencial para a ressocialização de apenados e que este é um campo de pesquisa bastante promissor para pesquisas multidisciplinares que envolvam políticas públicas de inclusão.