AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UNIDADES PRISIONAIS

  • Claudete Quaresma Ranieri
  • Fábia R. Terra
  • José Eduardo Ramalho Dantas
  • Noeli Talebi Gomes
  • Robson P. de Macedo
  • José Antônio Moreira Xexeo

Resumo

Muito tem se falado sobre as políticas públicas de inclusão no Brasil, sobretudo sobre o direito à educação básica e ao ensino superior. Contudo, essas iniciativas não chegam a todos aqueles que dela necessitam, principalmente para os jovens e adultos apenados.  Este trabalho tem como objetivo levantar as possibilidades e limitações da implementação de polo educacional de educação a distância (EaD) em unidades prisionais a partir do uso da EaD e outras tecnologias de informação e comunicação (TICs) como mediadora para a possível ressocialização dos apenados e sua reinserção no mercado após o cumprimento das sentenças, assim como seu protagonismo e empoderamento como indivíduos participantes no próprio destino, críticos e atuantes. Ao fim do presente artigo, foi possível verificar que a EaD, apesar das grandes dificuldades de implementação, tem grande potencial para a ressocialização de apenados e que este é um campo de pesquisa bastante promissor para pesquisas multidisciplinares que envolvam políticas públicas de inclusão.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
QUARESMA RANIERI, Claudete et al. AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM UNIDADES PRISIONAIS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/427>. Acesso em: 10 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política