PROFESSOR, ALUNO E A REINVENÇÃO DE SUAS RELAÇÕES.

  • Eder Reverdito
  • Jacqueline Fernanda Conceição Moraes FATEC SENAI MATO GROSSO
  • Larissa Rodrigues De Campos Oliveira UFMT

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as possibilidades de (re) inventar a relação entre professor e aluno, levando em consideração as próprias competências de adaptação que o mundo atual exige. Normalmente, tanto o professor quanto o aluno se posicionam dentro de uma convicção engessada e muito confiante em si mesmo, e se identificam em um perfil de um indivíduo que crê fielmente nas suas competências e nas habilidades adquiridas por influência do meio em que se formou. A motivação principal desta análise é buscar entendimentos para que os conceitos de ensino e aprendizagem acompanhem as transformações comportamentais que avançam ao longo do tempo e da história, visando um benefício comum para as relações entre aluno e professor de nível superior. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior, e utilizou-se o método qualitativo, pois não se preocupou com número, mas sim com relação de aprofundamento e como ela será compreendida pelas pessoas. Este trabalho propõe considerar a capacidade do indivíduo de compreender o sentido da palavra reinvenção e, consequentemente, ampliar suas competências de ensino-aprendizagem. Portanto, este artigo se exime da pretensão de dar dicas ou fórmulas, mas sim devolver ao leitor a posição tanto do professor quanto do aluno não é a que cada um gostaria, não há ninguém no mundo para resolver esse problema, senão eles mesmos, juntos e de forma colaborativa.


Palavras-chave: Professor. Aluno. Competências. Relações

Publicado
2018-05-29
Como Citar
REVERDITO, Eder; FERNANDA CONCEIÇÃO MORAES, Jacqueline; RODRIGUES DE CAMPOS OLIVEIRA, Larissa. PROFESSOR, ALUNO E A REINVENÇÃO DE SUAS RELAÇÕES.. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/431>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento