DESAFIOS PARA O TRABALHO INTERATIVO NA ORIENTAÇÃO DE TCC NA EAD
Resumo
Na etapa final de um curso de especialização a distância, os alunos precisam produzir um TCC. Para essa etapa, o orientando busca parceria e bom relacionamento com o seu orientador, para adquirir segurança e autonomia para a escrita acadêmica. Considerando que o bom relacionamento entre orientador e orientando é fundamental foi realizada uma pesquisa documental, onde foram analisados 12 editais públicos para seleção de orientadores de TCC, seguida de uma pesquisa bibliográfica com a análise de 25 trabalhos, que possuíam como foco a afetividade ou trabalho interativo na orientação. Buscou-se nessas fontes, evidenciar as características do orientador e os principais desafios da orientação de TCC, que se aliassem à perspectiva do trabalho interativo. A agilidade, parceria, apoio, bom relacionamento, clareza, disponibilidade por parte do orientador foram as características mais apontadas como fundamentais à constituição do trabalho interativo. Por outro lado, os orientadores se ressentem da pouca autonomia, das dificuldades com a escrita acadêmica e autoria, bem como o pouco comprometimento ou resistência às recomendações por parte de alguns orientandos. O diálogo democrático e parceria acionam a corresponsabilidade desses dois agentes, buscando conciliar tanto o acolhimento solicitado pelo orientando, como a dedicação exigida ao orientador.