MÁQUINA DE ENSINAR OU FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO? O COMPUTADOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PARÁ NO ANO LETIVO DE 2016

  • Macilene Borges Da Silva Cardoso

Resumo

Este estudo objetiva investigar quais as teorias de ensino que embasam a prática pedagógica dos professores em relação ao uso do computador conectado à internet, no município de São Geraldo do Araguaia - Pará, no período de janeiro a abril de 2016. Trata-se de um estudo descritivo com dados qualitativos coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, nas quais as interpretações foram representadas por meio de gráficos, tabelas e quadros que foram construídos à luz de referenciais teóricos como: Kenski (2015), Freire (2011), Zabala (1998), Rego (2000), Morin (2015), Gardner (2015), entre outros. O resultado da pesquisa revelou que os professores participantes gostam de utilizar o computador em suas práticas pedagógicas, mas que reconhecem que suas habilidades para com a máquina são inferiores às habilidades dos alunos, e que há divergências quanto à intencionalidade deles (professores) e os interesses dos alunos. A conclusão é que as práticas pedagógicas dos entrevistados, em sua maioria, refletem aspectos da teoria tradicional de ensino por agregarem o computador conectado à internet à prática pedagógica como mera ferramenta de busca de informações, em tal situação, o aluno é pensado como um ser passivo no processo de ensino e aprendizagem mediado pelas tecnologias.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
BORGES DA SILVA CARDOSO, Macilene. MÁQUINA DE ENSINAR OU FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO? O COMPUTADOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PARÁ NO ANO LETIVO DE 2016. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/435>. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica