A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

  • Clelia M. I. Nogueira
  • João Debastiani Neto Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Valdeni Soliani Franco Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Em suas obras relacionadas com a construção do conhecimento científico, Piaget estabeleceu que o conhecimento pode ser de três naturezas distintas, a saber, o conhecimento lógico-matemático, o físico e o social. Ainda segundo este pesquisador, em uma vertente pedagógica, cada disciplina deve contemplar as particularidades do conhecimento de sua área. Com esses pressupostos foi realizada uma investigação com o objetivo identificar, por meio de análises das videoaulas, webconferências, materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas, se os docentes de cursos de Licenciatura em Física, Biologia e História, consideram as diferentes naturezas do conhecimento quando ministram aulas na EaD. Para tanto, foi adotado como procedimento metodológico a Análise de Conteúdo (AC). Compreendeu-se com os dados obtidos que, enquanto os professores de Física não apresentam práticas e discursos que respeitem a natureza do conhecimento de sua área, os docentes de Biologia consideram em partes a natureza epistemológica do conhecimento deste campo. Já os professores de História são os que mais se aproximam de considerar a natureza epistemológica de sua área quando ministram suas disciplinas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre e doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá

Professor da Universidade Estadual de maringá- Campus deGoioerê.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Matemática pela UFRJ e pós doc em Educação Matemática na Universidade do Porto

Publicado
2018-05-22
Como Citar
M. I. NOGUEIRA, Clelia; DEBASTIANI NETO, João; SOLIANI FRANCO, Valdeni. A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/436>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica