A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Resumo
Em suas obras relacionadas com a construção do conhecimento científico, Piaget estabeleceu que o conhecimento pode ser de três naturezas distintas, a saber, o conhecimento lógico-matemático, o físico e o social. Ainda segundo este pesquisador, em uma vertente pedagógica, cada disciplina deve contemplar as particularidades do conhecimento de sua área. Com esses pressupostos foi realizada uma investigação com o objetivo identificar, por meio de análises das videoaulas, webconferências, materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas, se os docentes de cursos de Licenciatura em Física, Biologia e História, consideram as diferentes naturezas do conhecimento quando ministram aulas na EaD. Para tanto, foi adotado como procedimento metodológico a Análise de Conteúdo (AC). Compreendeu-se com os dados obtidos que, enquanto os professores de Física não apresentam práticas e discursos que respeitem a natureza do conhecimento de sua área, os docentes de Biologia consideram em partes a natureza epistemológica do conhecimento deste campo. Já os professores de História são os que mais se aproximam de considerar a natureza epistemológica de sua área quando ministram suas disciplinas.