PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O CURSO SUPERIOR DE GESTÃO HOSPITALAR DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS JOINVILLE: :

  • Jorge Cunha
  • Margarida Maria Pereira Priester

Resumo

Dado o distanciamento entre o ambiente acadêmico e o ambiente profissional, surge a possibilidade de aproximação dos estudantes por meio de projeto de pesquisa didático-pedagógico. O ambiente de aplicação do estudo foi o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Campus Joinville. Elaboramos tal proposta que inclui a utilização de laboratório de informática nas unidades curriculares afins com a logística hospitalar, buscando o despertar dos acadêmicos para projetos de pesquisas tecnológicas. A tecnologia da informação (TI) é uma grande aliada nos processos de tomada de decisão e gerenciamento das organizações hospitalares. Os dados foram coletados a partir das visitas técnicas, onde foram observados e mapeados os processos logísticos. Tais ações desenvolvidas neste projeto reuniram uma série de materiais didáticos que darão suporte ao processo de ensino-aprendizagem. A partir das reflexões desenvolvidas nesse estudo, foi claramente perceptível que o sistema de informação tem proporcionado diversas implicações sobre o setor da saúde que podem ser traduzidas como contribuições, desafios e exigências de capacitação profissional dos estudantes das áreas afins com a saúde.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
CUNHA, Jorge; MARIA PEREIRA PRIESTER, Margarida. PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COM SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O CURSO SUPERIOR DE GESTÃO HOSPITALAR DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CAMPUS JOINVILLE. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/438>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica