O PROFESSOR, A MEDIAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Rosangela Trabuco Malvestio Da Silva
  • Flávia Danielle Gonçalves Intituto Superior de Educação do Paraná
  • Denise Picoli Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Diante da inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação no campo educacional, novas possibilidades são colocadas aos professores, principalmente, quando se trata da aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, este texto tem por objetivo, levantar alguns questionamentos a respeito das possibilidades de utilização destes recursos tecnológicos na educação, tendo como perspectiva teórica autores que discutem o tema e apontam situações que tornam o ensino mais atrativo e eficaz, contribuindo para uma educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico ancorado em autores que discutem a temática do ponto de vista pedagógico. Apresenta alguns apontamentos acerca da utilização de tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem, buscando entender, principalmente, o papel do professor neste processo uma vez que este não é mero transmissor de conteúdos aos alunos, mas sim um mediador do conhecimento científico. Buscou-se destacar algumas possibilidades da utilização das tecnologias como recurso metodológico para atingir os objetivos educacionais, destacando a importância da mediação docente. Ao final deste estudo, entende-se que a utilização das Tecnologias da informação em sala de aula, pode potencializar uma nova forma de ensinar e de aprender.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pedagoga, Especialista em Eduacação à Distãncia, trabalha na Educação Básica do Munícipio de Maringá-PR, em Cusrso de Educação à Distância do Instituto Superor de Educação do Paraná, Resposna´vel pelo Moodlle no Instituto Superior de Educação do Paraná.

##submission.authorWithAffiliation##

Pedagoga, Mestre em Educação, Doutoranda em educação da Universidade Federal de São Carlos. Atua como Pedadgoga no Município de Piracicaba.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
TRABUCO MALVESTIO DA SILVA, Rosangela; DANIELLE GONÇALVES, Flávia; PICOLI, Denise. O PROFESSOR, A MEDIAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/446>. Acesso em: 09 fev. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica