O PROFESSOR, A MEDIAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Diante da inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação no campo educacional, novas possibilidades são colocadas aos professores, principalmente, quando se trata da aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, este texto tem por objetivo, levantar alguns questionamentos a respeito das possibilidades de utilização destes recursos tecnológicos na educação, tendo como perspectiva teórica autores que discutem o tema e apontam situações que tornam o ensino mais atrativo e eficaz, contribuindo para uma educação de qualidade. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico ancorado em autores que discutem a temática do ponto de vista pedagógico. Apresenta alguns apontamentos acerca da utilização de tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem, buscando entender, principalmente, o papel do professor neste processo uma vez que este não é mero transmissor de conteúdos aos alunos, mas sim um mediador do conhecimento científico. Buscou-se destacar algumas possibilidades da utilização das tecnologias como recurso metodológico para atingir os objetivos educacionais, destacando a importância da mediação docente. Ao final deste estudo, entende-se que a utilização das Tecnologias da informação em sala de aula, pode potencializar uma nova forma de ensinar e de aprender.