A PRESENÇA DO SISTEMA EDUCACIONAL EAD EM INSTITUTOS MUNICIPAIS DE ENSINO SUPERIOR NO NOROESTE PAULISTA: : ABORDAGEM DE LONGA DURAÇÃO

  • Rodrigo De Sena Sampaio

Resumo

Este trabalho tem como tema a abrangência espacial e breve histórico de implantação de cursos de formação superior na região de Catanduva e Bebedouro, que foram alvo da implantação junto de várias outras cidades com IES- Institutos Municipais de Ensino Superior, por demanda da formação de quadros no período de 1964 a 1985, ressaltando sua importância na qualidade de vida das populações afetadas. Esses Institutos que primavam inicialmente pela formação de docentes para atender a educação básica, nos anos iniciais para alfabetização, e, posterior continuidade de estudos em nível técnico; resultado das reformas educacionais previstas na LDB promulgada em 1961, tendo ainda como opção a formação de quadros puramente técnicos para a indústria crescente em várias cidades que circundavam esses polos de formação. Mas que não apresentaram inovação no uso de tecnologias de EaD, mesmo quando no passado passam a incorporar pontualmente a TIC´s em sua funcionalidade, contratação docente e cursos superiores. Não acompanhando a expansão da oferta de cursos pela modalidade EaD, prevista LDB LDB/9394 e presente em instituições de ensino particulares, que sanam a presença física da instituição com a instalação de polos de atendimento limitados a esclarecimentos pontuais e provas presenciais obrigatórias, conforme a legislação educacional vigente.

Publicado
2018-06-07
Como Citar
DE SENA SAMPAIO, Rodrigo. A PRESENÇA DO SISTEMA EDUCACIONAL EAD EM INSTITUTOS MUNICIPAIS DE ENSINO SUPERIOR NO NOROESTE PAULISTA. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/447>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento