M-LEARNING ASSOCIADO AO MÉTODO COOPERATIVO DE APRENDIZAGEM JIGSAW: : UMA EXPERIENCIA DE ENSINO HÍBRIDO

  • Fernanda Cristina da Silva Rangel
  • Luciana Gonçalves De Oliveira
  • Valéria de Souza Marcelino

Resumo

Mudança é a palavra de esta obtendo um maior enfoque na área da educação, é preciso mudar o ensino tradicional para um ensino que adote as tecnologias digitais e as utilize como ferramentas para alcançar uma construção eficaz do conhecimento. Pensando nisto o objetivo deste trabalho é investigar se a associação da metodologia de Jigsaw com o m-learning, baseados no ensino híbrido favorecem o ensino e aprendizagem. Desta maneira, foi aplicada uma sequencia de oito aulas para uma turma de oitavo ano do ensino fundamental utilizando o celular, aparelho tecnológico móvel, como ferramenta de auxílio ao método cooperativo de Jigsaw. As atividades elaboradas eram realizadas no ambiente da sala de aula e fora da mesma, objetivando o ensino híbrido. Os resultados foram satisfatórios, já que os estudantes sentiram-se motivados a buscar o próprio conhecimento, além disso, sentiram-se responsáveis pelo desenvolvimento dos colegas, já que a cooperação, base do método de Jigsaw, foi um ponto crucial nesta pesquisa. Conclui-se que a associação realizada foi eficiente para a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina da Silva Rangel

Mudança é a palavra de esta obtendo um maior enfoque na área da educação, é preciso mudar o ensino tradicional para um ensino que adote as tecnologias digitais e as utilize como ferramentas para alcançar uma construção eficaz do conhecimento. Pensando nisto o objetivo deste trabalho é investigar se a associação da metodologia de Jigsaw com o m-learning, baseados no ensino híbrido favorecem o ensino e aprendizagem. Desta maneira, foi aplicada uma sequencia de oito aulas para uma turma de oitavo ano do ensino fundamental utilizando o celular, aparelho tecnológico móvel, como ferramenta de auxílio ao método cooperativo de Jigsaw. As atividades elaboradas eram realizadas no ambiente da sala de aula e fora da mesma, objetivando o ensino híbrido. Os resultados foram satisfatórios, já que os estudantes sentiram-se motivados a buscar o próprio conhecimento, além disso, sentiram-se responsáveis pelo desenvolvimento dos colegas, já que a cooperação, base do método de Jigsaw, foi um ponto crucial nesta pesquisa. Conclui-se que a associação realizada foi eficiente para a construção do conhecimento.

Luciana Gonçalves De Oliveira

Mudança é a palavra de esta obtendo um maior enfoque na área da educação, é preciso mudar o ensino tradicional para um ensino que adote as tecnologias digitais e as utilize como ferramentas para alcançar uma construção eficaz do conhecimento. Pensando nisto o objetivo deste trabalho é investigar se a associação da metodologia de Jigsaw com o m-learning, baseados no ensino híbrido favorecem o ensino e aprendizagem. Desta maneira, foi aplicada uma sequencia de oito aulas para uma turma de oitavo ano do ensino fundamental utilizando o celular, aparelho tecnológico móvel, como ferramenta de auxílio ao método cooperativo de Jigsaw. As atividades elaboradas eram realizadas no ambiente da sala de aula e fora da mesma, objetivando o ensino híbrido. Os resultados foram satisfatórios, já que os estudantes sentiram-se motivados a buscar o próprio conhecimento, além disso, sentiram-se responsáveis pelo desenvolvimento dos colegas, já que a cooperação, base do método de Jigsaw, foi um ponto crucial nesta pesquisa. Conclui-se que a associação realizada foi eficiente para a construção do conhecimento.

Valéria de Souza Marcelino

Mudança é a palavra de esta obtendo um maior enfoque na área da educação, é preciso mudar o ensino tradicional para um ensino que adote as tecnologias digitais e as utilize como ferramentas para alcançar uma construção eficaz do conhecimento. Pensando nisto o objetivo deste trabalho é investigar se a associação da metodologia de Jigsaw com o m-learning, baseados no ensino híbrido favorecem o ensino e aprendizagem. Desta maneira, foi aplicada uma sequencia de oito aulas para uma turma de oitavo ano do ensino fundamental utilizando o celular, aparelho tecnológico móvel, como ferramenta de auxílio ao método cooperativo de Jigsaw. As atividades elaboradas eram realizadas no ambiente da sala de aula e fora da mesma, objetivando o ensino híbrido. Os resultados foram satisfatórios, já que os estudantes sentiram-se motivados a buscar o próprio conhecimento, além disso, sentiram-se responsáveis pelo desenvolvimento dos colegas, já que a cooperação, base do método de Jigsaw, foi um ponto crucial nesta pesquisa. Conclui-se que a associação realizada foi eficiente para a construção do conhecimento.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
CRISTINA DA SILVA RANGEL, Fernanda; GONÇALVES DE OLIVEIRA, Luciana; DE SOUZA MARCELINO, Valéria. M-LEARNING ASSOCIADO AO MÉTODO COOPERATIVO DE APRENDIZAGEM JIGSAW. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/454>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento