M-LEARNING ASSOCIADO AO MÉTODO COOPERATIVO DE APRENDIZAGEM JIGSAW
Resumo
Mudança é a palavra de esta obtendo um maior enfoque na área da educação, é preciso mudar o ensino tradicional para um ensino que adote as tecnologias digitais e as utilize como ferramentas para alcançar uma construção eficaz do conhecimento. Pensando nisto o objetivo deste trabalho é investigar se a associação da metodologia de Jigsaw com o m-learning, baseados no ensino híbrido favorecem o ensino e aprendizagem. Desta maneira, foi aplicada uma sequencia de oito aulas para uma turma de oitavo ano do ensino fundamental utilizando o celular, aparelho tecnológico móvel, como ferramenta de auxílio ao método cooperativo de Jigsaw. As atividades elaboradas eram realizadas no ambiente da sala de aula e fora da mesma, objetivando o ensino híbrido. Os resultados foram satisfatórios, já que os estudantes sentiram-se motivados a buscar o próprio conhecimento, além disso, sentiram-se responsáveis pelo desenvolvimento dos colegas, já que a cooperação, base do método de Jigsaw, foi um ponto crucial nesta pesquisa. Conclui-se que a associação realizada foi eficiente para a construção do conhecimento.