METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA UTILIZANDO PLATAFORMA DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAIS COM BASE EM LABVIEW E ELVIS II
Resumo
Resumo do Trabalho:
Existem inúmeras publicações sobre a necessidade de inserir metodologias inovadoras de ensino em sala de aula buscando maior envolvimento dos estudantes no processo ensino-aprendizagem. Tornar efetiva a reformulação metodológica de determinada disciplina de estudo não é uma tarefa trivial para professores das áreas de Ciências Exatas e Tecnologia. O processo demanda a necessidade de se apropriar de técnicas e metodológicas das áreas de ensino e pedagogia. Neste trabalho é apresentada uma proposta de abordagem para aplicação de técnicas de DI, juntamente com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para promover uma aprendizagem ativa no conteúdo de ensino prático da disciplina Instrumentação Eletrônica. São utilizadas Metodologias Ativas e o conceito de Instrumentação Virtual, consolidado pelo uso do software LabVIEW integrado a Plataforma NI-ELVIS II,que compõem um conjunto eficiente para aquisição e análise de dados. Este ensino experimental se propõe inovador ao intentar tirar o estudante de seu estado passivo e colocá-lo num estado ativo mudando o cenário de estudo em sala de aula.