PROGRAMA PROINFO

  • Fabiana Martins De Freitas

Resumo

O mundo moderno tem sido bombardeado constantemente por informações. A escola enquanto instituição social não está alijada dessas transformações. Contudo, seu modelo de funcionamento que remete ao século XIX está ultrapassado. Com vistas, a necessidade de se adequar a essa nova realidade o governo criou o Programa Proinfo para promover a inclusão digital nas escolas e da comunidade escolar. Entretanto, esse programa tem passado por uma série de dificuldades para cumprir sua finalidade. Uma delas é o fato dos professores estarem em uma fase de transição tecnológica e ainda não terem se adaptado completamente ao uso desses meios. Esses profissionais que são imigrantes digitais tem um certo receio que a tecnologia possa suplantá-los ou até mesmo de que seus alunos tenham mais conhecimento a respeito do assunto do que eles. Essas características dificultam o uso das tecnologias na sala de aula. Além disso, o governo deve investir em formação para que os professores consigam pensar em novas formas de ensinar fazendo com que as tecnologias sejam integrantes de um ensino que visa preparar os estudantes para as novas demandas da sociedade.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MARTINS DE FREITAS, Fabiana. PROGRAMA PROINFO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/458>. Acesso em: 10 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política