RECONSTRUINDO A HISTÓRIA COM MEMES: :

  • Fabiana Martins De Freitas

Resumo

Devido à grande dificuldade de dividir a atenção dos alunos com os smartphones. Pensei em uma forma de usá-los na sala de aula. Para isso decidi abordar temas que dificilmente falaria em sala de forma detalhada por causa do tempo. Eles se tornaram temas de pesquisas que deveriam ser apresentados como memes, não só para mim, mas também incluídos em uma fanpage. Criando assim um laço com a constante presença desses estudantes nas redes sociais. No primeiro bimestre os temas eram Revoltas da República Velha, no segundo os movimentos de luta armada contra a ditadura militar. E no terceiro bimestre acrescentei a produção de um áudio como se fosse um jornal de rádio da Segunda Guerra Mundial, já que dessa vez os temas eram as batalhas.


Os trabalhos ficaram bem criativos e aos poucos os alunos foram percebendo que era interessante ter um trabalho on-line, onde todos pudessem ver, curtir e compartilhar. Essa conexão com o mundo das mídias sociais criou uma sensação de vinculação da vida atual com os conteúdos de história que numa sociedade imediatista, às vezes, parecem tão distantes ou desnecessários.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MARTINS DE FREITAS, Fabiana. RECONSTRUINDO A HISTÓRIA COM MEMES. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/459>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica