APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS: : Proposta de Projeto Integrador no Ensino Superior

  • Leandro Key Higuchi Yanaze

Resumo

Este artigo apresenta o projeto de pesquisa em desenvolvimento que propõe métodos de identificação e qualificação do aprimoramento de competências transversais que podem ser incentivadas no processo de concepção e implementação de jogos digitais, em contextos educacionais. As competências transversais como aptidão em comunicação, trabalho em grupos multidisciplinares, identificação e resolução de problemas entre outros, são consideradas requisitos essenciais na formação ocupacional e cidadã dos profissionais contemporâneos. O processo de desenvolvimento de jogos digitais, como expoente da demanda do mercado atual, aponta as diversas competências transversais deste novo profissional. Aplicar o desenvolvimento de jogos digitais em contextos formais de educação constitui em uma hipótese plausível de incentivar a formação holística do aluno no aprimoramento de suas competências transversais, na aplicação de suas competências técnicas em ambiente multidisciplinar. Assim, este trabalho apresenta as definições de competências transversais e as etapas no desenvolvimento de jogos digitais para propor métodos de aplicação e avaliação de game design em contexto formal de educação.


 

Publicado
2018-05-16
Como Citar
KEY HIGUCHI YANAZE, Leandro. APRIMORAMENTO DE COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/46>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento