DA PLATAFORMA DIGITAL SCOLARTIC À SALA DE AULA

  • Nilva Oliveira dos Santos

Resumo

A proposta deste trabalho é relatar a experiência vivenciada graças aos cursos de formação continuada disponíveis gratuitamente no ambiente virtual, na modalidade EaD, da plataforma ScolarTIC, promovido pela Telefónica Educación Digital, com a qual foi possível extrair aprendizagens a respeito de nova práticas pedagógicas. Fazer cursos de formação por meio de Massive Online Open Courses (MOOC) promoveu mudança acerca de como o conhecimento pode ocorrer com qualidade similar aos cursos presenciais. Desse modo, recursos tecnológicos tão presentes na vida do estudante, como o celular, deixou de ser ignorado e passou ser mediado pelo trabalho do professor (LEVI, 1999). A própria geração atual de estudantes exigem mudanças, haja vista a própria era digital (VEEN, WRAKKING, 2009). Como trabalho de conclusão do curso Fotografia na Aprendizagem – Novos olhares para construir o conhecimento, da plataforma supracitada, executou-se o projeto educativo denominado OLHOU, CLICOU, GRAVOU! Olhares audiovisuais coletivos. O mesmo permitiu vivências cidadãs com o universo audiovisual, explorando a linguagem das imagens e narrando os pontos de vista por meio do uso do celular, com resultados quantitativos e qualitativos imediatos na Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Anjos, em Macapá, estado do Amapá, permitindo inclusive, afirmação de identidade daquele lugar.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
OLIVEIRA DOS SANTOS, Nilva. DA PLATAFORMA DIGITAL SCOLARTIC À SALA DE AULA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/460>. Acesso em: 09 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica